segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Orçamentos

Acontece com mais regularidade do que gostaríamos, chegar ao fim de um trabalho e andar às voltas com o cliente por causa de pagamentos, de direitos, de alterações. É sempre uma dor de cabeça, que acontece em grande parte porque não foram feitas as perguntas certas antes de se apresentar o orçamento.
Por isso deixo aqui uma lista de sugestões de dados a obter do cliente, antes de entregar o orçamento.

1-Quem é o cliente?
  • Nome, NIF, morada. Estes dados são essenciais.
  • Quem aprova o trabalho final? Muitas vezes estamos a trabalhar com intermediários, que nos dão um OK deixando-nos com a ideia de que realmente o trabalho foi aprovado, quando na realidade ainda tem que passar pelo aval de outra pessoa. Julgamos o trabalho terminado e entregue e de repente lá vem mais uma alteração...
  • Quem trata dos pagamentos? Será que depois de terminado o trabalho vamos andar meses à volta de um departamento financeiro? É importante que se esclareça o processo de pagamento, o tipo de documentos que precisam e o nome da pessoa responsável pelo processo.
2-Quem comissiona?
  • Os dados de quem comissiona. Pode ser um agente, uma agência que trabalha para terceiros.
  • Qual a % da comissão. Aqui ter em atenção que uma comissão de 50% sobre o trabalho não é a mesma coisa que uma comissão de 50% do trabalho. Numa delas o trabalho vai para o cliente com 150% do valor, sendo 100% para o autor e 50% para o agente, noutra o agente fica com 50% do valor que vai para o cliente. 
3-Onde vai ser usado?
  • O local de uso, se é um outdoor, um livro, uma exposição, e em quantos locais vai estar exposto.
    Uma ilustração para o jornal local não tem o mesmo numero de visualizações que uma para a newsletter de uma multinacional com milhares de empregados.
  • Se é uma publicação, quantos exemplares? Quantas edições?
4-Qual o uso que vai ser dado ao trabalho?
  • Por o cliente ter comprado uma ilustração para a sua publicação não lhe permite usar essa imagem como campanha de marketing, ou mesmo de vender produtos com a imagem. O uso deve ser descrito claramente (promoção, venda, aluguer, etc).
5-Qual a duração da exposição da obra?
  • Vai ser usada apenas naquela publicação ou ficará depois no site do cliente, onde pode ser visto por milhões de pessoas e descarregado vezes sem fim?
6-Exclusividade
  • O cliente pretende guardar direitos sobre a obra? Caso contrário, findo o tempo de uso, a obra pode ser revendida a um banco de imagens, por exemplo.
7-Créditos
  • O nome do autor estará presente e em local visível? Muitas agências subcontratam a ilustração, mas não querem que o cliente saiba que o trabalho foi feito fora da agência, e como tal não identificam o autor. No entanto, não sendo funcionário da agência, o autor tem o direito à paternidade da obra.
8-Termos especiais
  • Se pretende apenas custear a execução, e deixar para depois o custo da licença de reprodução, no caso de obras que ainda vão a concurso.
  • Se pretende poder alterar a obra
  • Se pretende adquirir todos os direitos da obra
Com estes dados já é possível fazer um orçamento sem surpresas. Já se pode estimar se o trabalho vai ser feito de uma assentada ou se vai sofrer as intermináveis alterações, se vai ser pago a pronto ou a 90 dias, e com esses dados ajustar o valor do trabalho às condicionantes do cliente.

Há algo mais que gostassem de acrescentar?
Deixem-nos as vossas sugestões!

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